top of page

O que profissionais de saúde na área da oftalmologia precisam saber sobre Coronavírus?

Atualizado: 7 de abr. de 2020



A Academia Americana de Oftalmologia compartilhou no último mês informações oftalmológicas específicas sobre o novo coronavírus. Esse vírus causa infecção respiratória grave, incluindo pneumonia. Apesar de não apresentar alta letalidade como outros coronavírus, um número significativo de fatalidades tem ocorrido. O que nós, profissionais de saúde na área da oftalmologia, precisamos saber sobre isso?

1) Os pacientes podem apresentar sintomas respiratórios, incluindo febre, tosse, dor de garganta, taquipneia e conjuntivite. Os sintomas podem aparecer precocemente ou até 14 dias após a exposição;


2) Caso a pessoa toque um objeto contaminado com o vírus e toque boca, nariz ou olhos, pode se contaminar;


3) A investigação de um grupo da China sugeriu que entre os pacientes com Covid-19, 31,6% tiveram anormalidades oculares (conjuntivite), com a maioria dos pacientes com manifestações sistêmicas graves ou achados anormais nos testes sanguíneos. Esses resultados sugerem que os sintomas oculares comumente aparecem em pacientes com pneumonia grave.


4) Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão de contato, de gotículas e de aerosol (máscara N95/PFF2 sempre que realizar procedimentos geradores de aerossóis, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). Para realização de outros procedimentos não geradores de aerossóis, avaliar a disponibilidade da N95 ou equivalente no serviço. Não havendo disponibilidade, é obrigatório o uso da máscara cirúrgica.


5) Todos os pacientes suspeitos devem ser notificados às autoridades competentes para que as medidas de segurança e confirmação diagnóstica sejam tomadas. As orientações para evitar contágio devem ser explicadas ao pacientes.


6) Desde o primeiro atendimento, a pessoa com suspeita de novo coronavírus deve utilizar máscara cirúrgica. O atendimento da pessoa com suspeita de COVID-19 deve ser realizado em sala privativa ou com menor circulação de pessoas, mantendo a porta fechada e o ambiente ventilado.

Os profissionais da saúde devem realizar higiene adequada das mãos, respeitando os cinco momentos de higienização: antes de contato com a pessoa; antes da realização de procedimento; após risco de exposição a fluidos biológicos; após contato com a pessoa; após contato com áreas próximas à pessoa, mesmo que não tenha tocado a mesma.

Nunca podemos esquecer de seguir às recomendações para evitar o contágio e orientar nossos pacientes sobre:

- Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

- Evitar contato próximo com pessoas que sejam do grupo de risco (idosos, cardiopatias, diabéticos, hipertensos, pacientes com doenças pulmonares, tabagistas, paciente com doenças relacionadas à imunodepressão, pacientes que utilizem imunossupressores);

- Tentar manter ao máximo o distanciamento social;

- Usar máscaras ao sair na rua para se proteger e proteger os demais;


Referências:

Wu P, Duan F, Luo C, et al. Characteristics of Ocular Findings of Patients With Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) in Hubei Province, China. JAMA Ophthalmol. Published online March 31, 2020. doi:10.1001/jamaophthalmol.2020.1291

James Chodosh at al. Important coronavirus updates for Ophthalmologists. AAO online. April, 2020.


Dra Juliana Rosa

Pós graduação Lato Sensu em Córnea pela UNIFESP

Especialização em lentes de contato e refração pela UNIFESP

Residência médica em Oftalmologia pela UERJ

Graduação em Medicina pela UFRJ

www.julianarosaoftalmologia.com.br

Dra Juliana, faz parte do nosso Super Time de Palestrantes!

Quer saber mais? Não perca o Simpósio Super Lentes!

74 visualizações0 comentário
bottom of page